segunda-feira, 29 de abril de 2013

Edith Head: a cabeça que transformou o cinema em inspiração para fashionistas.

Grandes diretores transformam ótimos roteiros em filmes inesquecíveis, que são estrelados por atores e atrizes que fizeram e fazem história no mundo. Mas por mais que os longametragens ganhassem voz no final dos anos 20, a imagem prevalecia como lembrança do sonho que foi o cinema hollywoodiano em seus anos de ouro. E o que mais se relaciona com imagem do que uma roupa? Este post de retorno do Press ao mundo homenageia a artista que transformou celebridades dos tempos passados em ícones de estilo.


Edith Head.


Nascida Edith Claire Posener ( 28 de Outubro de 1898 a 24 de Outubro de 1981), Edith Head foi professora de francês, e querendo um salário maior, passou a lecionar artes na mesma escola, a Hollywood School for Girls, mesmo não sabendo quase nada de arte (ela só havia estudado a matéria no ensino médio). Para aprimorar sua técnica, Edith passou a frequentar aulas de arte à noite. Logo depois viera a se casar com Charles Head, irmão de uma colega. O casamento não durou muito, mas Edith usou o sobrenome do ex-marido até o fim de sua carreira.

Head passou 44 anos na Paramout, e em 1967, mudou-se para a Universal, convencida por Alfred Hitchcock, de quem era parceira em vários filmes. Ganhadora de oito, dos 35 Oscars a qual foi indicada, Edith deixou um legado inegavelmente desejado por todos os figurinistas e inspira a moda até os dias de hoje.

No filme A malvada, Bette Davis usou uma criação de Edith Head.



O croqui do vestido de Davis.


Edith foi responsável pelo vestido de noiva usado por Elizabeth Taylor em Um lugar ao sol.
Eis a real Taylor e o real vestido, em cena com Montgomery Clift.


Em seu primeiro trabalho, Edith vestiu a atriz Mae West no filme She done him wrong.


Responsável também pelo figurino de Funny face, Edith criou os trajes modelados por Audrey Hepburn como este cocktail dress estampado.



O vestido vermelho desenhado por Edith foi o responsável por uma das cenas mais marcantes do filme.


Também desenhado por Head, o vestido de noiva acima do joelho. 

Sendo a queridinha de Alfred Hitchcock, Edith projetou vários figurinos para as louras geladas, como o icônico vestido que Grace Kelly usou no filme Janela indiscreta.

O croqui do vestido.

Grace também foi vestida por Edith em O ladrão de casaca.

Não foi apenas Grace Kelly a sortuda a vestir criações da lendária figurinista. Apesar de simples, o conjunto verde  usado por Tippi Hendren ao longo de boa parte do filme Os pássaros esbanja bom gosto.


Também vestida por Head no filme Marnie, confissões de uma ladra.

Outra estrela trajada por Edith Head foi a atriz Natalie Wood, o vestido acima foi para o filme  The great race.

Wood foi vestida por Edith Head também no filme Penelope... 

E em Sex and the single girls



Bem, esse foi um pouco do trabalho de Edith Head, espero que tenham gostado muito, e deixem comentários com a opinião de vocês. A opinião do leitor é muito importante para o Press.

Muitos Beijos, E.



Fontes: alexs-corner.blogspot.com; www.filmow.com.br; theredlist.fr; www.instyle.com; thefabcorner.com; fashionblog-cococouture.blogspot.com; classicosnaoantigos.blogspot.com; designinnova.blogspot.com; www.glamamor.com; rebeccamcwattie.wordpress.com; onthisdayinfashion.com; www.tumblr.com; thedreamstress.com; thecostumerail.blogspot.com; gsv107.tumblr.com; 50anosdefilmes.com.br; www.classichollywoodbios.com; davelandblog.blogspot.com; magazine.motilo.com; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário